terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O CAMINHO DE SÃO SEPÉ TIARAJU: 9ª Peregrinação Ciclística Popular em Busca da “Terra Sem Males”

Entre os dias 1º a 07 de fevereiro de 2011, aconteceu a chamada 4ª. Bicicletada “Caminhos de Sepé”, entre Rio Pardo e São Gabriel. Mas, na preparação da próxima edição da bicicletada, Irmão Antônio Cechin recordou que se trata da 9ª Peregrinação em busca da “Terra Sem Males”, que iniciou em, 2004.
Explica Cechin: "9ª Peregrinação, por que nona? – É que levamos o povo guarani de Porto Alegre e arredores pela primeira vez a ver sua TERRA SANTA, embebida com o sangue de seus antepassados, pela primeira vez no ano de 2004, dois anos antes dos 250 do martírio dos 1.500.(Ano “Sepé Tiaraju” – 2006)"

Confira a programação da
9ª Peregrinação Ciclística Popular em Busca da “Terra Sem Males”:
03/02/2012 (1ºdia – sexta-feira): em Rio Pardo

8h: Saída dos peregrinos de POA até Rio Pardo (aprox. 30 pessoas).
10h a 10h30: Ato na “Fonte Seca” devido a eucaliptal, na estrada Pantano Grande – Rio Pardo. O grupo de POA será recebido neste local por ciclistas de Rio Pardo e Sta.Cruz do Sul. 
* Fala de mulher campesina, empoderada por São Sepé Tiaraju em 2006. Em latifúndio-empresarial de  Barra do Ribeiro, lutou com centenas de companheiras, contra a invasão do eucalipto no RS.
* Reflexão sobre meio ambiente: momento para o grupo se conhecer melhor – Mística da Peregrinação.
11h15: Partida ciclística rumo à cidade de Rio Pardo, pelo asfalto. Distância de16,4 km.
12h30: Almoço na Pousada Jesus-Maria-José. 
14h30: Visita a locais significativos na cidade de Rio Pardo: Forte Jesus-Maria-José, Matriz e  Rua da Ladeira e SENZALA.
16h: Lanche na pousada.
18h: Solenidade-CELEBRAÇÃO no local em que o mártir Sepé Tiaraju esteve preso por sua luta em favor da JUSTIÇA. (Juntos “Levante da Juventude e Caminho de São Sepé Tiaraju”)
20h: Janta na pousada e pernoite
04/02/2012 (2° dia – sábado): em Rio Pardo
7h até 7h40: Café da manhã.
8h: Mística grupal.
8h30: Visita a lugares históricos de Rio Pardo
11h: Concentração na Casa Jesus-Maria-José, combinações, mística etc.
12h: Almoço
14h30min: Saída em direção ao Quilombo “Rincão dos Negros” em Passo da Taquara, percorrendo estrada de chão 22km.  
15h30: Encontro com famílias quilombolas do Rincão. (História das lutas locais, com troca de experiências). 
17h30: Volta de ônibus até a Casa-Jesus-Maria-José.
19h: Janta
20h: Palestra sobre a Luta dos Povos Indígenas e Vídeo: Sessão aberta à comunidade local.
23h: Descanso.
05/02/2012 (3° dia – domingo): na cidade de São Sepé
7h15: Café da manhã como despedida de Rio Pardo
8h30: Viagem à cidade de São Sepé.
10h: Encontro com os ciclistas da cidade de São Sepé a meio caminho.
10h30: Circulação pelas Comunidades com Carro de Som e distribuição de Material 
12h: Almoço Comunitário na Capela do Bairro Kurtz 
14h30: Conversa com a Comunidade Do Bairro Lôndero
16h: Café Lanche Comunitário na Capela Bairro Kurtz 
17h: Mateada na Praça  
18h: Partida rumo a São Gabriel
20h: Chegada à pousada dos Índios, no Parque Tradicionalista de São Gabriel
Dia 06/02/2012: (4° dia – segunda feira): São Gabriel 
7,30 horas: Café da manhã.
8,30 horas: Grande circuito de bicicletas pelo centro e periferias da cidade portal do céu por onde adentraram São Sepé Tiaraju e os 1.500 companheiros mártires pela Justiça.
12 horas: Almoço
15 horas: Visita, de bicicleta, ao assentamento do MST “Conquista do Caiboaté”
19 horas: Diálogo entre índios e Peregrinos
Dia 07/02/2012 : São Gabriel  
7,30: Alvorada Festiva
8,00: Café da manhã
9,30: Ida ao Cruzeiro do Caiboaté, onde o exército da nação guarani foi chacinado pelos exércitos imperiais de Espanha e Portugal, fazendo 1.500 mártires.
11 horas: Ida à Sanga da Bica, no lugar exato em que São Sepé tombou mártir pela Justiça.
12,30: Almoço
15 horas: Retorno a Porto Alegre
17 horas: Entrada em Caçapava do Sul a fim de um circuito ciclístico pela cidade, em direção à Pedra do Segredo, local da futura capela em honra do mártir São Sepé Tiaraju, comemorativa da ressurreição e ascensão de Sepé que “tomou no céu posição”.

 N. B. – "Sempre se ouvia que a bicicleta era o transporte do pobre. No esforço de atender à sugestão da gente jovem de homenagear Sepé através da sugestão da “bicicletada” (palavra criada por eles), acabamos nos convencendo que pobre não tem bicicleta - o convencionado transporte ecológico por excelência - agora consagrado pelo “Massa Crítica” através do lema “Mais amor e menos motor!”, daí que, na bicicletada deste ano, no coletivo – ônibus – vai Índio, criança, catador e quejandos pobres de todas as categorias.
Aqui logo acima, finalmente uma estátua de Sepé a pé e... linda de morrer, porque, segundo meu modesto entender: quando a cavalo, este animal avulta e em primeiro plano fica + importante que o cavaleiro. Vira um fazendeirão machista, etc.
E aqui até a arma branca do Sepé está atrás e com a ponta virada em direção ao solo. A cruz, será que seria melhor a missioneira, com seus dois braços? Achamos que essa da imagem é mais a cruz comum, mais limpa e mais saliente".
(Irmão Antônio Cechin)

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